Desbravando a Irlanda: Waterford


Comecei minha primeira semana de voluntariado da melhor forma possível: ganhando folga. Diferente do que se espera de novo em um trampo - em que todo mundo te coloca até pra encaixar o barril de água  no bebedouro - o pessoal aqui achou mais sensato me dar uma semana para me adaptar com o fuso horário, rotina da casa, a cidade, etc. Sou muito agradecida pois o tanto que dormi essa semana, Dios mio… nem eu sabia que tinha tanto sono atrasado assim.

Mas é claro que tempo livre precisa ser bem aproveitado, não é? Foi o que fizemos na última quarta-feira. A outra voluntária, Hanna, estaria de folga e então combinamos de  ir até Waterford passear. É uma cidade um pouco maior que Carrick-On-Suir mas com muito mais pontos turísticos, restaurantes, história, etc.

O que torna Waterford interessante é que se trata da cidade mais antiga da Irlanda. Melhor dizendo, foi o território onde o país nasceu. Então há muitos monumentos medievais por toda a cidade, ou seja, muita coisa para entender e muita história para contar.

Fomos em três pontos turísticos famosos: Reginald’s Tower, Medieval Museum e House of Waterford Crystal. Vou comentar brevemente sobre cada um 

1. Reginald’s Tower 


Pelo que entendi, essa torre existe há pelo menos 800 anos e foi inicialmente usada como um forte pelos vikings. Ela foi construída estrategicamente em frente ao rio como uma forma de delimitação geográfica. Durante todo o tempo que ela existe sempre foi utilizada para alguma finalidade militar. Nunca esteve abandonada ou considerada uma ruína. Hoje em dia é um museu viking com entrada grátis!

(Escadas perfeitamente pensadas para pessoas com labirintite)

(Duvido que um viking fosse tão gente boa quanto essa moça da foto)


(Sim, isso é um banheiro. As sujeiras caíam no subterrâneo e tinha um infeliz para limpar com uma pá. Pare de reclamar do seu emprego)

(A última porta da torre estava trancada. Não era muito convidativa)

(Maquete da torre do Reginaldo. Aliás, não faço ideia do porquê desse nome)

(Hanna e eu!)

Após esse formidável passeio, seguimos para o segundo point.

2. Medieval Museum 

Como o nome autoexplicativo já revela, trata-se de um museu medieval. E olha, que museu gigante! Olhando de fora nem parecia muito, mas por dentro é um labirinto.

Todo o museu expõe artefatos medievais ligados à história de Waterford. Você encontra muitos aspectos da história, desde barris onde vinhos eram feitos até roupas católicas que os bispos usavam naquela época. Tentam reproduzir ao máximo como as pessoas viviam, dentro do museu existe cinema com curta-metragem, cartas enviadas pelas autoridades daquele tempo, acessórios, manequins em tamanho real… se fosse para explorar minuciosamente só este museu, certamente levaria o dia todo e ainda teríamos que voltar outra vez.

E vou confessar que no fim das contas eu não entendi muita coisa, porque obviamente tudo é explicado em inglês e meu Google tradutor mental ainda não está lá essas coisas. Sou uma péssima guia de turismo kkkk mas deixo aqui as fotos do lugar:

(Parte subterrânea. Originalmente, aqui era onde se armazenavam vinhos)

(Plebeu não pode ver um trono que já quer reivindicar)

(Que honrar pisar no mesmo chão que a dona Beth, Carlinhos e dona Camila)




(Tinha um espaço para reproduzir suas obras de arte)

(Roupas que padres católicos usam nos tempos medievais)

(Um livro de teologia que fiquei de procurar uma versão atualizada, se é que existe)



Feito todo este rolê, paramos em uma cafeteria bem simpática para o almoço:



Então seguimos para a última parada.

3. House of Waterford Crystal

Esse museu foi construído em uma casa provinciana enorme, dessas do século XIV (ou anterior, não sei dizer). Nem sei de quem foi a casa, mas penso que deve ter sido de alguém influente. É um museu mais moderno que traz elementos mais recentes de Waterford, até meados do século XX.

(Humildade né mores)



(A faxineira da casa merece um adicional de insalubridade)

(Esses pratos são antigos pra caramba)

(Miniaturas de cristal, imagina brincar de Barbie com essas fofuras??)

(Brinquedos de tempos variados)

Obviamente existiam muitas outras coisas em casa um desses museus, eram inúmeras coisas para ler sobre, fotografar, comentar… mas confesso que sou péssima em ficar registrando artigos de museu pois são fotos que dificilmente vou rever. Então registro realmente aquilo que é familiar e que faz sentido compartilhar.

Waterford tem muitas outras belezas em seus arredores, muitos castelos, jardins… mas não tínhamos nenhum carro disponível então o rolê foi dentro da cidade mesmo. E acho que valeu a pena :)

Espero ter novas oportunidades para explorar mais e mais…

                 (Next destination: não faço ideia ainda)



Comentários

Postagens mais visitadas